Quando falamos de resultados na corrida de rua é comum analisarmos sob o prisma do talento natural, o que de forma alguma seria um erro, porém acaba trazendo uma visão limitada do todo que envolve a conquista de resultados.
Nesse final de semana aconteceu em Sinop a 9ª Corrida Portal da Mata, prova “fechada” realizada dentro do condomínio de mesmo nome, envolvendo condôminos e convidados. Na categoria geral, a prova foi vencida pelo jovem Luiz Eduardo da Silva, 25 anos e um futuro grande pela frente. É sobre ele e sua trajetória que vamos falar hoje.
Luiz está desde 2017 participando de uma prova aqui outra ali. Alguns resultados interessantes, incluindo pódios nos anos de 2022 e 2023, até que em agosto de 2023 uma conversa mudou os rumos de sua trajetória. Já havia observado suas aparições em boas colocações nas provas que organizo no norte de MT, e resolvi falar com o jovem que demonstrava muito talento, porém não parecia estar sendo orientado por nenhuma assessoria de corrida ou profissional da área. Na conversa ficou claro que não havia orientação e ofereci uma experiência conosco que começou no mês de setembro.
O talento estava lá. Faltava dedicação e orientação técnica.
Dedicação na verdade não faltava, o que faltava era regularidade. Chegamos com a orientação técnica e a dedicação se transformou em regularidade e consequentemente em resultados: 2º Lugar na Corrida Exame; 5º Lugar na 7ª Corrida Azul e Rosa; 46º Lugar na Corrida de Reis 2024 (4º na faixa etária), classificando-se para o pelotão de Elite da prova para 2025; e agora o primeiro lugar na Corrida Portal da Mata. Nesse percurso ainda temos um RP de 21Km, baixando seu tempo de 1h42min para 1h29min.
O que aconteceu nessa trajetória?
Pelas palavras do atleta: “Eu sempre tive um desempenho bom em correr, mas sempre começa a treinar e logo parava, não tinha uma disciplina nem treinos certos e só saia pra correr… comecei a fazer seus treinos e percebi que os resultados começaram a mudar.”
Nem tudo são conquistas. Houve percalços: “nesse percurso teve muitas dores que com os exercícios funcionais elas melhoraram, a minha forma de olhar pra corrida mudou, comecei mudar alimentação a ter disciplina, e notei que que no meu dia a dia mudou muito”. Palavras do próprio Luiz Eduardo.
O que isso nos diz?
Primeiro que a máxima esportiva utilizada pelo treinador de voleibol Bernardinho está correta: “o esforço vence o talento sempre que o talento não se esforça”.
Na sequência podemos observar que todos podemos evoluir se acreditarmos em nosso potencial, juntarmos a ele as técnicas adequadas de treinamento e fazer tudo com dedicação.
O exemplo do Luiz Eduardo também comprova que com orientação técnica nossos objetivos tendem a ser alcançados com mais facilidade. Detalhe importante: em nossa metodologia de trabalho usamos de máxima cautela para que os resultados venham com o mínimo de desgaste, evitando as lesões e dando longevidade aos atletas.
E para quem está curioso sobre o futuro do Atleta Luiz Eduardo da Silva na corrida, ainda não podemos precisar onde vai chegar, apenas garantimos que estamos usando a filosofia do cozimento de alimentos. No fogão a lenha é mais lento, porém fica melhor. No fogão a gás fica bom, mas se não cuidar pode queimar. No micro-ondas corremos o risco de perder o sabor. Optamos pelo fogão a lenha e estamos colocando os pedaços de madeira lentamente, para que não queime e tenhamos o melhor sabor ao final.