Sorriso será palco mais uma vez no mês de junho do maior evento ciclístico do Centro-Oeste, o Ride Sorriso, que chega neste ano, na 6ª edição tanto no formato de competição, quanto como passeio de bicicleta. Muito mais que a prática do esporte, o evento tem desde os primeiros anos, o foco bem definido na ajuda social com recursos revertidos a entidades e pessoas que precisam de auxílio na cidade, especialmente as crianças.
O evento que já é tradição recebe pessoas de toda a região e de muitos estados do País. Por meio do valor da taxa de inscrição, parte é revertida para o custo de organização e outra fatia destinada a entidades com cunho social em Sorriso. Neste ano, o recurso será dividido entre a Associação dos Amigos dos Excepcionais (APAE), Lar São Francisco de Assis e Mãezinha do Céu. Todos irão receber o valor de 5% das inscrições do passeio ciclístico, o mesmo percentual será repassado para a atleta, Aline Mariga como forma de patrocínio por representar a “Capital do Agronegócios” em competições nacionais nas categorias MTB e Speed. Ela é a atual Campeã Brasileira de Ciclismo de Estrada.
O foco social não vem de hoje, em 2019 a parte social do evento conseguiu ajudar a comunidade sorrisense de forma bem significativa. Ao todo, com R$ 32 mil foi possível realizar a reforma de 02 alas pediátricas do Hospital Regional de Sorriso, além da doação de móveis e eletrodomésticos para o refeitório, cozinha e alas pediátricas da unidade de saúde. Esse foi o resultado de 20% do valor arrecadados através da inscrição dos ciclistas.
“O Ride Sorriso sempre teve o objetivo de agregar a prática do exercício físico, da saúde e bem estar e buscando tirar muitas pessoas do sedentarismo para que criassem o hábito da atividade física ao longo do dia a dia. Além disso, um ponto importante do evento é o cunho social na qual parte de tudo que arrecadamos é destinado para algumas entidades”, explicou Luciano Silles Dias, membro da comissão organizadora do Ride Sorriso.
Em 2020 e 2021 não foi realizado o evento por conta da pandemia de Covid/19 que inviabilizou diversas competições. Porém, retornou em 2022, com o mesmo objetivo social, esportivo e preservação do meio ambiente. O ponto mais importante é que o repasse quase dobrou no ano em relação a edição de 2019, chegando a R$ 54 mil, que foram repassados para a APAE.
“Esse apoio é muito importante porque com esse tipo de ação conseguimos manter a unidade e adquirir produtos que precisamos no dia a dia. Outro ponto que preciso destacar é que os alunos conseguiram socializar com outras pessoas fora do convívio da escola e se sentiram valorizados por isso”, afirmou a diretora da APAE Sorriso, Giovana Cristina Koch Bottega, orgulhosa pelo fato de alguns alunos também participarem do passeio ciclístico.
Por: Assessoria de Comunicação Ride Sorriso