Prefeitura de Sinop faz cadastro de atrativos turísticos para destacar potencial do setor no município

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico lançou hoje, terça-feira (09), uma ação para o cadastramento de atrativos turísticos e prestadores de serviços do setor, bem como locais com potencial para o desenvolvimento de atividades turísticas.  Foram disponibilizados formulários, online, que podem ser preenchidos até dia 17 de dezembro. A ação faz parte da reestruturação da pasta com o turismo local.

A secretaria está fazendo o cadastro destes pontos, que estão disponíveis para atrativos turísticos já consolidados ou com potencial, bem como indústrias, chácaras, sítios, todos aqueles que tem interesse em trabalhar com a atividade.

A turismologa da prefeitura, Leidiane Viegas, explica que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Conselho de Turismo e entidades de classe como a Associação dos Hotéis e Associação dos Artesãos, fizeram avaliação durante o ano das necessidades e dos pontos fortes das atividades turísticas do município. O turismo é um dos departamentos da secretaria.

O cadastro permitirá que o poder público possa assessorar o empreendedor. “A equipe técnica estará disposição para realizar visitas “in loco”, auxiliar na elaboração de projetos e criação de produtos turísticos”. Também podem se cadastrar, prestadores de serviços turísticos, como guias de pesca, locação de caiaques, embarcações, transportadora turística, entre outros.

“Nós queremos saber o que nós temos a oferecer, tanto em estrutura quanto em serviços, para que possamos iniciar uma nova etapa, que é a  formatação de roteiros turísticos, rotas, para que possam ser comercializadas pelas agências de viagens, e serem auxiliados pelos nossos condutores de turismo formados nesse ano”, ressaltou.

A atual gestão tem focado no desenvolvimento do turismo, com ações direcionadas como; o Torneio de Pesca, Feira Náutica e a formação de condutores de turismo local e finaliza o ano com essa ação de cadastramento “A nossa ideia enquanto município é nessa terceira etapa, preparar material, preparar estrutura, para que no próximo ano os condutores de turismo, que estão formados possam criar rotas e também ajudar a potencializar esses empreendimentos turísticos, aquecendo a economia” explicou.

O Presidente do Conselho Municipal do Turismo, Deraldo Campos ressalta o potencial de Sinop e investimento do município neste setor. “Eu quero parabenizar a secretaria por ter essa visão. É importante que a parte pública, que o município tenha esse olhar, porque se não tiver esse olhar não funciona, a gente vê isso em várias regiões do país, que tem que ter todas essas participações, poder público, iniciativa privada e os investidores do setor”, destacou.

Ele explica que o Conselho tem como objetivo unir as iniciativas públicas e privadas. “Nos reunimos para fomentar a união desses seguimentos ligados ao turismo que possam realmente levar suas necessidades ao setor público. A iniciativa privada também tem investimentos para que a nossas atividades turísticas aconteçam”, pontuou.

Durante o ano de 2021, o executivo está realizando várias etapas para potencialização do turismo do município. Uma das primeiras ações é o levantamento de informações sobre a infraestrutura que Sinop tem para fornecer para os visitantes, rede hoteleira, postos de combustíveis, farmácias, acessos, transportadoras de turismo, agencia de viagens e outros.

A retomada dos eventos foi uma das ações, iniciando com a realização do 1º Torneio de Pesca Esportiva e a 1ª Feira Náutica. Focando no desenvolvimento do setor náutico do município, que tem crescido a partir da formação do lago da usina. A prefeitura regulamentou a atividade de condutor de turismo local a secretaria ofertou o curso, para vinte munícipes que hoje estão aptos para conduzir visitantes dentro do município. O cadastramento é a terceira etapa das ações realizadas pela secretaria durante o ano de 2021.

O cadastro pode ser feito por todo o munícipe que tem um atrativo turístico ou com possível potencial. O cadastro pode ser feito presencialmente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica localizada no endereço: Avenida das Itaúbas, 3257, setor comercial ou entrar em contato pelo telefone: (66) 3520-7585.

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou se preferir preencher os dados neste link.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfS77Y0s3q-_gvpiNmqXfgQao-_IxAQo9yIT-nfQjub1Q7vA/viewform

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjSQEyC9p0w4TQQLkSOxNZQsTGg3j3KwFQYrGtSrmS8IUX3g/viewform

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui