segunda-feira, outubro 25, 2021
No menu items!
Início Responsabilidade Social Conscientização da proteção animal: qual sua importância?

Conscientização da proteção animal: qual sua importância?

Sabemos que existe um enorme afeto entre os humanos e os animais, uma relação de muita reciprocidade. Os animais desempenham um papel de grande importância na vida de diversas pessoas, algo que permanece ao longo dos séculos. Além de cães guias e cães treinados para auxiliar o trabalho de investigação, eles também ajudam pacientes a se recuperarem, com terapia ocupacional, fonoaudiologia ou reabilitação física.

Os animais também são grandes companheiros, o que possivelmente pode influenciar a qualidade de nossas vidas. Mas, a companhia de um animal é benéfica para a nossa saúde?

Quanto mais entendermos do vínculo que existe entre o humano e o animal, mais lutaremos pela proteção animal. Neste artigo mostraremos sobre a conscientização da proteção animal e qual sua importância. Sobre como os animais são benéficos à saúde e o bem-estar das pessoas.

Segundo o site da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil possui mais de 132,4 milhões de animais de estimação. Em 2018 o segmento pet brasileiro movimentou R$ 20,7 bilhões, se tornando o segundo do mundo.

Algumas pesquisas realizadas mostram que as pessoas que convivem com um animal de estimação tem um coração mais saudável, não ficam doentes com muita frequência, fazem mais exercícios e ficam menos deprimidas. Pesquisas apontam também, que animais podem ter um impacto significativo em alergias, asma, apoio social e convívio social com outras pessoas.

Benefícios à saúde

Pessoas que tem a companhia de um animal, melhoram a saúde do coração diminuindo a pressão sanguínea. Além de regular a frequência cardíaca em momentos estressantes.

Em um estudo feito em 2002, foram notadas mudanças na frequência cardíaca e pressão arterial entre pessoas que tinham um animal de estimação (cão ou gato), em comparação com aquelas que não, quando os colaboradores estavam sob situações de estresse.

As pessoas que estavam com o animal de estimação tiveram menos possibilidades de picos de batimentos cardíacos e pressão arterial no momento de estresse, e seus batimentos cardíacos e pressão sanguínea voltaram ao normal de forma mais rápida. Crianças que contam com a companhia de um animal, podem ter um alívio considerável na ansiedade.

O animal de estimação proporciona a pessoa se sentir mais relaxada, e ajuda a diminuir o estresse. Entre os idosos, ter a companhia de um animal pode ser uma fonte de apoio para vida social.

Responsabilidade social

Ainda que, a aceitação dos animais de estimação tenha aumentado consideravelmente nos últimos anos, o abandono ainda é um fator presente na nossa sociedade. De acordo com pessoas que abandonam os animais de estimação, estão justificativas como: a chegada de um bebê na família, doenças, mudança de residência, filhotes, velhice e a falta de planejamento para criação do animal.

Como abandono ocorre diariamente, poucas cidades apresentam um planejamento previsto por lei para realizar a vacinação e castração de animais que vivem na rua e o encaminhamento para adoção.

O aumento populacional descontrolado de cães e gatos na maioria dos municípios brasileiros, resulta no desenvolvimento de possíveis zoonoses. Como os animais vivem na rua podem se tornar hospedeiros de doenças e, consequentemente transmiti-los para os humanos, o que caracteriza como um caso de saúde pública.

A internet possibilita maior compartilhamento de informações sobre a proteção animal, algo que tem ganhado destaque em vários centros urbanos. Os protetores devem ser os próprios cidadãos, que estão dispostos a realizar um trabalho social, uma boa parte dos projetos atua sem a ajuda do governo, com a renda dos voluntários e com o auxílio de empresas e da população. Ajudar uma causa que é benéfica para a sociedade é de extrema importância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Populares

Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas de Alta Floresta

Independentemente se a sua empresa tenha múltiplas filiais, seja uma grande matriz ou uma microempresa, se você trabalha em uma cidade pequena...

Homenagem à Ana Didomenico: Caminhe, Corra e Pedale pelo MT Mamma

Outubro é o mês que simboliza a conscientização da prevenção do câncer de mama. No Outubro Rosa ocorrem diversos eventos pelo Brasil,...

Conscientização da proteção animal: qual sua importância?

Sabemos que existe um enorme afeto entre os humanos e os animais, uma relação de muita reciprocidade. Os animais desempenham um papel...

Mato-grossense Premiado

Vem aí Mato-grossense Premiado! Envie uma foto da cidade onde você mora para o WhatsApp (66) 99712-3000 e concorra...