ASSESSORIA SINDICATO RURAL DE SINOP
Promovida há três anos pelo Sindicato Rural de Sinop, em parceria com a Acrinorte e voluntárias, a Norte Show Kids iniciou, ontem, com alunos de escolas do município conhecendo os estandes da feira e mergulhando no mundo do agronegócio. A experiência seguirá pelos próximos dias e a expectativa é receber mais de 750 crianças até o final do evento.
“Essa ideia nasceu lá atrás porque vimos a necessidade de conectar as crianças com o campo. Então, a nossa intenção é essa, conectar o campo e a cidade, e até, talvez, influenciar na escolha da profissão dessas crianças, no futuro delas”, destacou uma das voluntárias da ação, Stela Redivo.
Stela ressaltou que a iniciativa é importante para que as crianças entendam as cadeias do agronegócio. “As máquinas são fabricadas na cidade, nos grandes Estados, grandes centros e são utilizadas no interior, então, são cadeias. Isso que a gente quer passar para os alunos, esse amor que nós temos pelo agronegócio. Com a ação, eles têm o contato com a semente de soja, um pé de soja, um pé de milho e a gente proporciona a experiência do dia a dia do agro”, ponderou.
Entre os estandes visitados pelos alunos, estão o da Prefeitura de Sinop, da Embrapa Agrossilvipastoril, Empaer e outros. “Levamos eles tanto em estandes que tenham fertilizantes, sejam ligados à lavoura, mas também apresentamos outros para que tenham conhecimento sobre toda a pesquisa, a ciência, a tecnologia que está envolvida no agronegócio, além, é claro, daqueles com máquinas, que chamam a atenção das crianças”, comentou a voluntária, Maria Fernanda Wolf.
Este ano, integram a Norte Show Kids, alunos das escolas Sadao Watanabe, Simão Flach, Rodrigo Damasceno, Alternativo, Regina Pacis e Maple Bear. “As crianças são nosso futuro e muitas vezes circulam muitas inverdades sobre o agronegócio, então é nelas que a gente tem que começar a plantar a semente e mostrar a verdade sobre o agro”, completou a voluntária Júlia Pruinelli.
Concurso de redação
A edição da Norte Show Kids 2024, ainda conta com apoio da entidade De Olho no Material Escolar, que orientou toda a parte didática e científica. Na visita, as crianças recebem um lanche no estande da ação e levam para casa um encarte que trata sobre a produção deste lanche, que vem da agricultura.
Além disso, ainda haverá um concurso de redação para os alunos das escolas municipais que estiveram na feira, em data ainda a ser definida. Os destaques, serão premiados com poupanças do Sicoob Norte MT. Este processo será acompanhado pela organização da Norte Show Kids.